quinta-feira, 28 de junho de 2012

Monteiro Lobato e o Sítio do Picapau Amarelo



Monteiro Lobato e o Sítio do Picapau Amarelo
O Sítio do Picapau Amarelo é  uma criação de Monteiro Lobato, escritor brasileiro. A obra é das mais originais da literatura infanto-juvenil no Brasil e o primeiro livro da série foi publicado em Dezembro de 1920. A partir daí, Monteiro Lobato continuou escrevendo livros infantis de sucesso, com seu grupo de personagens que vivem histórias mágicas:
Emília ,Narizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim , Visconde de Sabugosa, Dona Benta , Tia Nastácia  , Tio Barnabé  , Cuca , Saci , etc. Os personagens principais moram ou passam boa parte do tempo no sítio pertencente à avó dos garotos, batizado com o nome de Picapau Amarelo , de onde vem o título da série.
 
A Origem
Em 1920, durante uma partida de xadrez com Toledo Malta, este contou a Lobato a história de um peixinho que, saído do mar, desaprendeu a nadar e morreu afogado. Lobato diz que perdeu a partida porque o peixinho não parava de nadar em suas ideias, tanto que logo sentou-se à maquina e escreveu A História do Peixinho Que Morreu Afogado. Este conto, deu origem ao livro A menina do narizinho arrebitado que não é nada mais, nada menos do que a origem do Sítio do Picapau Amarelo. Até hoje os pesquisadores buscam o conto, já que Lobato não se lembrava de onde o publicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário